sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Patuscada Solar em Guifões





No dia 27 de Setembro de 2008 realizou-se em Guifões uma patuscada solar promovida pelo Ecoclube Guarda-Rios em parceria com a Junta de Freguesia.
O objectivo foi sensibilizar a população para as energias alternativas. Apesar de já ser Outono o tempo brindou-nos com um dia de sol radiante.
O almoço foi de truz, decorreu no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Guifões, com uma dúzia de comparsas, que teve a oportunidade e o prazer de degustar os vários alimentos confeccionados com a energia solar, desde arroz, fevras, entrecosto e toscanas. Para sobremesa tivemos castanhas assadas e um delicioso bolo de chocolate, cortesia do professor António Rosa do Ecoclube Verde Minho de Fafe. Para o lanche tivemos folhados mistos, pãozinhos de leite com chouriço e broa de milho. Tudo isto acompanhado de um delicioso chá de Limonete e Erva Príncipe preparado pelo professor José Luís Araújo, nosso Facilitador. O professor preparou também broinhas doces que eram deliciosas juntamente com as suas famigeradas compotas de frutas.
Durante o dia o espaço foi visitado por muita gente que " arregalaram os olhos e abriram a boca de espanto".
O nosso obrigado também ao Senhor Presidente da Junta, Carmim Alves do Cabo e aos seus colaboradores, Senhor Marinho e Senhor Albino, pelo apoio que deram à iniciativa.
Se tens vontade de construir um forno solar, contacta-nos! Serás bem vindo! Nesta actividade contamos com a participação de 25 pessoas e dezenas visitaram a nossa mostra de fornos solares.