sábado, 28 de março de 2009

Concurso "Histórias das Cheias em Portugal": Terceiro Lugar!

Como já foi aqui noticiado o nosso Ecoclube participou no concurso "As histórias das cheias em Portugal". É com grande honra que posso felicitar o Ecoclube Guarda-Rios pelo magnífico terceiro lugar que alcançou! Os resultados finais poderão ser vistos em:
http://snirh.pt/junior/index.php?menu=3.11a

sábado, 14 de março de 2009

Participação no concurso "As histórias das cheias em Portugal"

Dinamismo poderia ser a melhor palavra para descrever o nosso Ecoclube! Eis mais um exemplo.

O Ecoclube Guarda-Rios aceitou o desafio proposto pelos coordenadores do Projecto Rios (ao qual estamos ligados pelo nosso trabalho no Rio Leça) e participou no concurso subordinado ao tema "As histórias das cheias em Portugal".

Elaborámos um cartaz onde apresentámos algumas fotos antigas, uma relação dos moinhos que existiam no Rio Leça, bem como uma lista das maiores cheias registadas.

Para este fim em muito contribuiu a nossa conversa com o Senhor António da Lomba, no dia da nossa visita ao Rio Leça, bem como um pequeno esforço bibliográfico.

Apresentação sobre o tema Água na Escola Secundária da Senhora da Hora


No dia 16 de Fevereiro de 2009 fomos à Escola Secundária da Senhora da Hora para apresentar o tema "Água" do "Projecto Jovens Ambiente e Cidadania para a Região Norte".

O Ecoclube Guarda-Rios, dando mais um exemplo de altruísmo, está a ajudar um grupo de jovens desta escola na disciplina Área de Projecto, onde estão a desenvolver também o tema Água. Esperamos que estes jovens se tornem também ecoclubistas! Basta que consigam passar os exigentes rituais de iniciação do nosso Ecoclube.

Foi uma óptima manhã para os alunos desta turma: muitos tiveram o primeiro contacto com a realidade dos Ecoclubes, viram a sua regular aula substituída por uma interessante apresentação sobre Água e, com certeza, terão ficado muito sensibilizados para as questões do Ambiente!
Aproveitámos ainda para convidar toda a turma (incluindo a simpática mas exigente professora) para o evento que se seguiu: visita ao Rio Leça e monitorização e análise das suas águas.

Esta actividade foi novamente apresentada por Paulo de Morais com o apoio e dinamismo do nosso Facilitador, o Professor José Luís Araújo, autor da foto que acompanha esta entrada.
Esta actividade contou com a participação de 25 alunos.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Plantação de Árvores Autóctones na Mata do Desterro!

Todo o nosso grande amor pelo ambiente ficou demonstrado no dia 14 de Fevereiro: acordámos cedo e andamos centenas de quilómetros para fazer uma plantação de árvores autóctones na Mata do Desterro (Parque Natural da Serra da Estrela)!

Esta actividade foi organizada pelo FAPAS (Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens) e contou com a participação do Ecoclube Guarda-Rios e da Escola EB 2,3 Passos José.

Como constava do programa assistimos a uma acção de formação no CISE (Centro de Interpretação da Serra da Estrela): soubemos um pouco mais da Mata do Desterro, nomeadamente a sua fauna e flora.


Após a palestra saímos para a Mata do Desterro, onde nos dividimos em grupos: foram semeadas bolotas, plantadas árvores autóctones como carvalhos e ainda arrancadas algumas acácias, uma espécie exótica e infestante.


Após o almoço, em plena comunhão com a Natureza, visitámos a Torre, onde centenas de bolas de neve voaram!
Particiraram nesta actividade ao todo cerca de 300 pessoas!

A abertura oficial do Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA 2009) em Portugal!


O Ecoclube Guarda-Rios participou na cerimónia de abertura do Ano Internacional da Astronomia em Portugal. O evento decorreu no dia 31 de Janeiro de 2009, na Casa da Música.


A cerimónia contou com uma palestra, subordinada ao tema "O Que Queremos Descobrir Sobre o Universo?", presidida pela cientista Teresa Lago, investigadora do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP).


Seguiu-se um concerto pela Orquestra Nacional e pelo Coral de Letras da Universidade do Porto, "Uma Viagem pelo Sistema Solar", que foi acompanhado pela projecção de um filme concebido especialmente para o momento, resultado de uma colaboração entre a Sociedade Portuguesa de Astronomia e a Casa da Música.


Estava ainda prevista uma sessão de observação astronómica mas por razões climáticas foi cancelada. Participaram nesta actividade 10 Ecoclubistas e o nosso Facilitador.