segunda-feira, 17 de maio de 2010

Assembleia Geral Extraordinária da OPE

Na sequência da demissão do presidente da OPE (Organização para a Promoção dos Ecoclubes), e em conformidade com as disposições legais aplicáveis e os estatutos da mesma OPE, estão convocados todos os sócios para se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária, que terá lugar na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, pelas 16.30h do dia 12 de Junho de 2010.

Será eleita a nova Direcção e será discutida a estrutura da OPE, pela avaliação das propostas apresentadas no workshop do dia 30 de Abril, já referido anteriormente neste blogue.

A data não é favorável ao nosso Ecoclube pois nesse fim-de-semana estaremos presentes nas festas do primeiro aniversário da Elevação de Guifões a Vila!

Temos consciência da importância desta Assembleia Extraordinária e também nela estaremos presentes! Esperamos que os restantes sócios da OPE tenham a sensibilidade necessária neste caso e também compareçam neste dia!

Noite com as estrelas na Barranha

Pela segunda vez, o Ecoclube Guarda-Rios em parceria com a Escola da Barranha vai organizar uma observação astronómica, esta Sexta-Feira pelas 21h no recinto da escola.
Esta actividade é aberta a toda a comunidade, por isso junta-te a nós e vem descobrir os encantos do nosso universo.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ecoclubes: que futuro?

O recente pedido de demissão do presidente da OPE, a Organização para a Promoção dos Ecoclubes, o organismo legal que rege os Ecoclubes (ou que é suposto que o faça), vem confirmar o mau momento que os Ecoclubes atravessam!

Pode-se ler no pedido de demissão que:
"Este acto já algum tempo tinha vindo a ser reflectido e fundamenta-se em várias razões que não irei aqui descriminar."

Não sabendo as razões que motivaram esta demissão não podemos ter uma opinião forte sobre o acto, apenas verificar que é um mau sinal para os Ecoclubes. Se já há algum tempo que tem vindo a ser reflectido então presumimos que este mau momento não seja de agora e que algo falhou em todo este processo.

No passado dia 30 de Abril, uma sexta-feira, houve um workshop sobre o rumo dos Ecoclubes. O nosso Ecoclube preferia uma outra data das disponibilizadas, 8 de Maio, o sábado passado, mas acabou por ser escolhido o dia 30 de Abril por razões que nos ultrapassam (supostamente seria o dia que teria mais participantes mas nem chegou à meia dúzia... sabendo que há cerca de 20 Ecoclubes é escassa a participação). O nosso Presidente, com grande sacrifício pessoal, compareceu a este workshop. Houve a tomada de consciência da fragilidade da situação dos Ecoclubes mas não se chegou a qualquer ideia que possa inverter esta tendência recente, esta inércia ecoclubística.

Sendo mais claro ainda: os Ecoclubes em Portugal estão a morrer!

Nem tudo é mau, o nosso querido Ecoclube Guarda-Rios tem sabido sempre manter-se afastado desta agonia em que outros caíram. As nossas humildes actividades são regulares, este nosso modestíssimo blogue está actualizado, a nossa vontade de fazer algo pelo Ambiente continua inabalável portanto esperamos que a reflexão se faça: que futuro queremos para os Ecoclubes?!

Se houver vontade de sarar as feridas que chagam os Ecoclubes então apelamos que comecem por deixar aqui o vosso comentário a esta situação! Em conjunto, temos a certeza, poderemos decidir o que fazer para ultrapassar a crise!



Enquanto há vida há esperança!

sábado, 8 de maio de 2010

JANGADAS

O Ecoclube Guarda-Rios anuncia aqui que já começou a preparar as jangadas para mais uma Manifestação Ambiental (descida do Douro em jangadas)!