terça-feira, 29 de junho de 2010

IV MANIFESTAÇÃO AMBIENTAL - Jangadas no Rio Douro!

A IV MANIFESTAÇÃO AMBIENTAL dos Ecoclubes é já neste fim-de-semana, 3 e 4 de Julho!
As jangadas dos Ecoclubes voltarão a descer o Rio Douro, desde Zebreiros, no sábado de manhã, até à Ribeira de Gaia, onde chegaremos na tarde de Domingo. O Ecoclube Guarda-Rios não poderia deixar de estar presente, nesta que é a nossa terceira participação (só falhámos a primeira porque ainda não existíamos na altura)!

A nossa velhinha jangada, presente em todas as nossas participações anteriores, foi este ano remodelada mas quem a quiser ver terá de se deslocar ao Rio Douro!!!

sábado, 19 de junho de 2010

Fina Flor do Entulho na Vila de Guifões

A entulharia andou por Guifões!



Após o Limpar Portugal, onde a maior dificuldade foi a remoção do entulho, demo-nos por vencidos! Desta vez nem o tentámos vencer, e se não os conseguimos vencer juntamo-nos a eles; convidámos o Entulho, a Fina Flor do Entulho, banda rock em Português e a vociferar apelando à limpeza do país, a participar nas Festas do Primeiro Aniversário da Elevação de Guifões a Vila!

A missão da entulharia foi complicada, vendo-se comprimidos num cartaz de luxo, entre a actuação surpresa do mestre do entretenimento Quim Cola (o homem que não pode ter filhos por falta de "penatozóides") e a posterior sessão de fados, tão ao agrado do povo de Guifões! Mas safaram-se bem! Adaptando-se àquele que não é o seu público alvo conseguiram uma actuação segura e algo discreta (nem meias na cabeça nem bonecas insufláveis a voar pelo palco) mas adequada ao que se esperava deles!

Tenha o povo de Guifões gostado ou não temos de louvar a presença de uma banda que toca em qualquer palco, sem pedir cachet, tendo como único objectivo mostrar o seu trabalho e conviver com o seu público! Que se pode pedir mais?!

Após o concerto também receberam uma merecida medalha de mérito oferecida pela Vila de Guifões!

Podem acompanhar o trajecto da banda pelo myspace:
http://www.myspace.com/finaflordoentulho

terça-feira, 15 de junho de 2010

Alfena...Ecoclube a nascer!



No dia 13 o Ecoclube Guarda-Rios, foi dar o seu testemunho até à Escola Secundária de Alfena a convite da Helena Sousa, monitora do Tema Água.
Foi apresentado a um grupo de alunos e professoras o trabalho que temos realizado neste movimento. Em seguida fomos convidados a visitar a horta da escola que tem um pouco de tudo, como por exemplo, linho , aromáticas e legumes. Os alunos desta escola revelaram já ter muita dinâmica por isso acreditamos que em breve vai surgir um novo Ecoclube.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Acção Orgãnica em Crestuma com os Ecoclubinos



No dia 10 de Junho foi com enorme prazer que o Ecoclube Guarda-Rios aceitou o convite dos Ecoclubinos e se deslocou com alguns membros até à Praia do Esteiro em Crestuma para mais uma grande actividade. Houve muita animação com um grupo de percussão e também com uma peça de teatro que apelou às boas praticas ambientais.
Em seguida tivemos o prazer de degustar uma refeição completa, toda ela elaborada com produtos de origem biológica...destacando-se o gelado de fabrico italiano que era soberbo! Para além de todas estas surpresas ainda recebemos um kit com um vaso de turfa,sementes de manjericão e composto orgânico produzido pelos Ecoclubinos.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Festas da Elevação de Guifões a Vila!




Guifões estará em festa este fim-de-semana! Comemorar-se-á o primeiro aniversário da elevação de Guifões a Vila!

Como sempre o Ecoclube Guarda-Rios associa-se à festa! Do extenso programa devemos destacar:

- a Exposição de Fotografia "Guifões Passado e Presente", presente na Junta a partir das 21 horas de sexta-feira, com fotos do Rio Leça e do ambiente de Guifões ao longo das útlimas décadas;

- o concerto da banda rock Fina Flor do Entulho, rock em português da banda que não baterá continência num constante grito pela liberdade!, e cuja presença nestas festas seria impossível sem a acção do Ecoclube Guarda-Rios, às 15.30h de sábado (cartaz no fim desta notícia) e

- o Desfile das Colectividades, a partir das 15.30h de domingo, onde o Ecoclube Guarda-Rios desfilará até ao centro de Guifões onde todas as colectividades da Vila se encontrarão!

Todo o programa pode ser visto aqui:


O cartaz dos Fina Flor do Entulho: