terça-feira, 14 de setembro de 2010

Clean Up The World - é já este Sábado!

Vamos Limpar o Mundo! E também o Rio Leça! Mas para completar a tarde deste Sábado, 18 de Setembro, teremos um conjunto de workshops:


Desde a construção de um forno solar a vários jogos sobre o impacto do consumo no ambiente, passando pela forma como se pode, facilmente, purificar a água e reciclar e reutilizar materiais, esta será uma tarde dedicada totalmente à Ecologia, de um modo didáctico/divertido!

Apareçam, aprendam e divirtam-se na Junta de Freguesia de Guifões a partir das 14h30!

Após os workshops, por volta das 17h30, deslocar-nos-emos ao Rio Leça para fazer história e associarmo-nos à limpeza do Mundo neste que será o Clean Up The World weekend!

A entrada é, obviamente, livre mas agradecemos inscrição para o nosso e-mail: ecoclubeguardarios@gmail.com

domingo, 12 de setembro de 2010

Fornos Solares na Figueira da Foz








No dia 12 de Setembro alguns membros do Ecoclube Guarda-Rios de Guifões, tiveram a grande oportunidade de fazer uma formação sobre fornos solares com o Professor Celestino Ruivo que é uma das maiores autoridades na matéria a nível nacional.
Esta formação foi possível graças ao total apoio da Junta de Freguesia de Guifões.
Nesse domingo de sol fomos até à Figueira da Foz, mais propriamente às salinas onde teve lugar a formação.
Construiu-se fornos, tivemos a oportunidade de cozinhar com eles, comeu-se alguns petiscos solares e também várias qualidades de pão.
Sem dúvida que esta formação deu para aprofundar conhecimentos para depois os colocar em práctica nas nossas patuscadas solares da Vila de Guifões

sábado, 11 de setembro de 2010

Encontro Nacional em Valpaços





O Encontro Nacional dos Ecoclubes deste ano, foi em Valpaços onde fomos muito bem recebidos pelo Ecoclube local Sabores da Nossa Terra.
Durante o encontro tivemos muitas actividades como por exemplo, fazer uma peça de teatro com temas ambientais e cozinhar com o recurso a fornos solares.
Os quilómetros que nos separam são muito mas valeu a pena estar presente mais uma vez nesta grande actividade dos Ecoclubes.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ecoclube Guarda-Rios is a Member of Clean Up The World

O Ecoclube Guarda-Rios é, oficialmente e a partir de hoje, um membro do Clean Up The World!

Continuem atentos pois no dia 18 de Setembro teremos a nossa actividade de limpeza no Rio Leça, inserida neste movimento Clean Up The World, e estão todos convidados a participar!

Esta é mais uma parceira estratégica do nosso Ecoclube que, quer com parceiros nacionais, quer com parceiros internacionais, procura crescer, tornar-se mais visível e trabalhar mais com a comunidade para a promoção de um bom ambiente!


quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Encontro Nacional dos Ecoclubes - Valpaços

O V Encontro dos Ecoclubes, será este ano em Valpaços, de 2 a 6 de Setembro, de Quinta (hoje) a Segunda-Feira!



Era vontade de muitos que já este ano este encontro fosse organizado pelo Ecoclube Guarda-Rios mas as nossas muitas actividades não nos deram tempo e espaço para proporcionar uma condigna recepção aos ecoclubistas do nosso país. Talvez para o ano, quiçá, se pedirem muito através deste nosso blogue!

O recente Ecoclube Sabores da Nossa Terra é o anfitrião do evento anual! Do programa faz parte, amanhã, Sexta-feira, dia 3, um reconhecimento do local do novo Ecoclube, uma noite convivial de apresentação da terra de cada um e partilha de algumas iguarias, um pouco como aconteceu em Fafe no ano passado e a um nível europeu no encontro anual da YEE! No segundo dia, Sábado, 4 de Setembro, haverão dinâmicas para integrar todos os membros dos Ecoclubes (sobretudo os novos) e apresentação do trabalho de cada ecoclube. No dia 5, Domingo, as actividades continuarão com a ideia de fazer algumas actividades de modo a que o Ecoclube local se dê a conhecer mais à comunidade. Durante todo o fim-de-semana o Ecoclube Guarda-Rios terá uma importante participação pois, como representantes dos Ecoclubes de Portugal no Encontro Anual da YEE, apresentaremos este importante parceiro europeu (que acreditamos ser desconhecido para a maioria dos Ecoclubistas), falaremos da nossa participação neste encontro e reflectiremos, em conjunto, sobre a importância da YEE para os Ecoclubes de Portugal, acabando por apresentar algumas ideias sobre um Projecto que estamos a desenvolver com a YEE e que contamos com a ajuda de todos para ser levado a bom Porto! Mais informações sobre este projecto estarão aqui presentes no nosso querido blogue futuramente. O último dia, 6, Segunda-feira, será o da avaliação, despedida e, inevitavelmente, partida!

Diz, quem sabe, que o quadro natural do Ecoclube anfitrião, em Fornos do Pinhal, é uma maravilha! Com um rio próximo, o Rio Rabaçal, poder-se-á aproveitar bem a água e a sombra nestes dias ainda bastante quentes de fim de Verão para banhos e percursos pedestres!

O local é convidativo mas receamos que a distância seja um elemento dissuador na hora de participar (a maioria dos Ecoclubes e Ecoclubistas são do litoral Norte do país); de resto pensamos que estão criadas as condições para que este seja o melhor encontro nacional realizado até agora!

Arte Fora de Sítio!

O regresso ao activo do Ecoclube Guarda-Rios, após um merecido mês de Agosto de férias, faz-nos lembrar que o ambiente nunca pára e que temos agora de recuperar o tempo perdido! E este fim-de-semana não podia estar mais preenchido!

É já este Domingo, dia 5 de Setembro, que terá lugar o interessante evento "Arte Fora de Sítio"! Organizado pelo CCJ (Conselho Consultivo da Juventude) de Matosinhos, cuja parceria com o Ecoclube Guarda-Rios começa a revelar-se muito frutuosa, pretende-se que, durante um dia, se deslocalize a arte! Concretizando, as actuações que geralmente se conduzem em palco, serão distribuídas pelo Jardim Basílio Teles e envolvente da Câmara Municipal de Matosinhos: lugares tão improváveis como os muros da Câmara, os repuxos em frente desta, o próprio coreto e os jardins e passeios à volta deste servirão de palco a actuações de dança, teatro, música e várias outras animações! Isto durante a tarde pois, como podem confirmar pelo cartaz, também uma Feira de Artesanato Urbano estará aberta, de manhã à noite! A partir das 21 horas haverá concertos com "The Strangers", "Cincope" e também actuações de dança.




A entrada é, obviamente livre, pois esta é uma actividade sem orçamento! Todos os participantes são voluntários e oriundos do Concelho de Matosinhos e/ou das associações ligadas ao CCJ.

O Ecoclube Guarda-Rios é um parceiro muito recente do CCJ e não encontrou maneira de participar neste evento em virtude da sua "inocência" no seio deste grupo e da sua necessária presença no Encontro Nacional dos Ecoclubes, que é neste mesmo fim-de-semana em Valpaços. Ainda assim, mesmo sem uma verdadeira presença "ambiental", como se impunha, haverá uma pequena participação musical (concerto de guitarra eléctrica durante cerca de 10 minutos) do nosso Vice-Presidente (conhecido no mundo da música como Moralez), às 18.50h, junto aos jardins do coreto do Parque Basílio Teles, neste que se pode considerar o seu primeiro concerto a solo.

É uma iniciativa que esperamos que se repita no próximo ano e na qual pretendemos participar futuramente! Até lá apareçam no Domingo em Matosinhos e divirtam-se neste evento único! :)

Clean Up The World! E também as margens do Rio Leça!

Já limpámos Portugal mas continuamos insatisfeitos; agora queremos limpar o Mundo!
Claro que temos de começar por algum lado e por que não pela nossa Vila de Guifões?!

Depois do sucesso do Limpar Portugal queremos continuar com a onda das limpezas! O fim-de-semana de 17 a 19 de Setembro, Sexta-feira a Domingo, será o fim-de-semana da Limpeza do Mundo (Clean Up The World Weekend)!



O Ecoclube Guarda-Rios está sempre presente nestes eventos ambientais! Agora que voltámos da República Checa temos até um gosto acrescido pelas iniciativas fora de portas, e não fizemos por menos pois esta iniciativa é a nível Mundial!

Nós por cá estamos a pensar desenvolver algo semelhante ao que já fizemos no Limpar Portugal: uma acção de limpeza do Rio Leça e das suas margens, na zona do monte Castêlo, próxima da nossa sede, a Junta de Freguesia da Vila de Guifões.

Estamos, de momento, muito atarefados com a nossa presença no Encontro Nacional dos Ecoclubes mas estamos seguros de que no dia 18, Sábado, conseguiremos reunir um grupo de voluntários que nos irão acompanhar até às margens do Rio Leça e efectuar uma acção de limpeza das mesmas. Para tal contaremos (ou esperamos que sim) com a preciosa ajuda do CCJ (Conselho Consultivo da Juventude) de Matosinhos, e das associações que lhe estão ligadas, da OPE (Organização para a Promoção dos Ecoclubes) e a inevitável Junta de Freguesia da Vila de Guifões! Outros parceiros que se queiram juntar são bem-vindos! Qualquer pessoa que se queira juntar para fazer história e limpar o nosso país, começando por Guifões, será igualmente muito bem-vinda!

Até lá mais informações serão dadas neste nosso blogue. Sigam também as nossas actividades no nosso Facebook! Adicionem-nos e participem! :)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

YEE - Encontro Anual 2010 - República Checa

Nem sei por onde começar... E quando tenho estas dúvidas costumo começar pelo início! E o início disto tudo foi quando, há mais de 2 anos, três crentes pessoas acreditaram que se podia fazer um Ecoclube em Guifões! Não foi fácil...

Igualmente difícil é arranjar coroas checas em Portugal! "Uma moeda exótica" - disseram-nos! Por esta altura já estávamos a preparar a nossa partida para a terra dos Skoda! Mas nem nós sabíamos ao que íamos... mas fomos! E voltámos!

A YEE (Youth and Environment Europe) é uma organização europeia que não brinca em serviço! Com diversos parceiros europeus, pudemos constatar que o nível de organização desta organização é elevadíssimo para os padrões portugueses da OPE, a nossa organização nacional (Organização para a Promoção dos Ecoclubes). A boa notícia é que nós fomos representar a OPE no Encontro Anual da YEE e voltámos cheios de boas ideias e projectos para desenvolver e aproximar a nossa imberbe OPE da madura, quase trintona, YEE!

Treze nações estiveram representadas: Portugal, Itália, Reino Unido (Escócia), Alemanha, República Checa, Eslováquia, Polónia, Albânia, Macedónia, Geórgia, Arménia, Ucrânia e Rússia. Foi uma experiência culturalmente enriquecedora! Mas de tantos países apenas uma música ficou gravada na memória colectiva de todos os participantes: "Bacalhau à Portuguesa", o sucesso de Quim Barreiros que fez as delícias de todos! Frequentemente éramos abordados para ajudar a cantar a música da "Maria"! E para nossa surpresa a pronúncia era bastante boa; talvez não surpreenda tanto pelo número de vezes que a música foi ouvida durante aquela preenchida semana! Este pedaço da cultura Portuguesa foi revelado na "Noite Nacional", onde também o queijinho da serra, o salpicão e o Vinho do Porto foram das iguarias mais apreciadas! Pessoalmente aconselho todos os Portugueses que lerem isto a não provarem o queijo da Geórgia porque, enfim, é horrível! Descobrimos ainda que os Ferrero Rocher (passo a publicidade, mas se o Ambrósio quiser trazer uma caixa para o Ecoclube Guarda-Rios não recusaremos) são originários de Turim, no Norte de Itália; na Ucrânia há vodka feito com malaguetas (já não chegavam os cerca de 40 graus, tiveram de a pôr picante); o Whisky da Escócia não é pior do que os biscoitos de manteiga locais (os borrachões que me perdoem); as roscas da Rússia são secas (se calhar é por isso que precisam de algo para empurrar como vokda?!); um doce típico da Arménia era enrolado e comprido e fazia lembrar os longos intestinos humanos (mas era bom, pelo menos doce era...); da Albânia provámos uns deliciosos biscoitos que nos fizeram lembrar os almendrados; da República Checa a quantidade de chás que havia era apreciável mas não nos esqueçamos que os checos estavam a jogar em casa! E ficou por aí, talvez, o nosso gosto por bens checos; a comida disponível durante o encontro, que era cozinhada por uma família checa, ia do bom ao intragável! E não me refiro à qualidade da confecção, refiro-me ao sabor! Desde espinafres com sabor pior do que mofo, a misturas improváveis como pepino com açúcar (?) e molhos indecifrávis pelo sabor, durante uma semana não provámos o sabor não consensual mas indispensável à língua portuguesa do peixe! E carne também não era muito apreciada por aqueles lados: quem consegue viver assim?! É claro que fomos prevenidos e quando a fome apertou mais pudemos saborear umas excelentes sardinhas de conserva de Matosinhos!

Tudo isto é giro de dizer mas nem um décimo da nossa participação foi ainda tocado pelas palavras deste testemunho! Poderemos falar das interessantes grutas que vimos na zona de Svycarna onde ficámos alojados no meio das montanhas, a duas dezenas de quilómteros de Brno, a segunda cidade checa. A beleza e riqueza cultural de Brno mas especialmente de Praga! A verdura do país! ...

(continua)