sábado, 30 de abril de 2011

Abril reciclado

No sabádo passado, dia 23 de Abril o Ecoclube Guarda Rios celebrou mais um ano das comemorações do 25 de Abril na Vila de Guifões, foram realizadas várias actividades (workshop de papel reciclado, venda de materiais reciclados como lápis e réguas, distribuição de panfletos com fim de sembilizar a população da Vila de Guifões).

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Feira da Juventude da Lousã: 2 anos depois a história repete-se!

Em 2009 dois pioneiros lançaram-se à conquista do centro do país! Chegaram à Lousã pelos seus próprios meios (o seu próprio gasóleo, entenda-se) que a OPE na altura não tinha fundos (sim, a proto-OPE, ainda não existia como tal esta nova OPE).

Passados 2 anos a OPE continua a não ter fundos (exceptos para panfletos que poluem mais o ambiente do que o pretendem proteger e lonas quadradas que mais parecem toalhas para se fazerem pic-nics). A história, como todos os que se interessam por História bem sabem, acaba sempre por se repetir...

Fomos muito bem recebidos em 2009 e por isso voltamos agora que houve novo convite! Divulgaremos o nosso Ecoclube, os Ecoclubes em Portugal e as boas práticas ambientais! Quem estiver pela zona ou se quiser deslocar lá sabe que contará com a sempre interessante participação do Ecoclube Guarda-Rios nestes eventos.
Estão todos convidados a aparecer no Parque Municipal de Exposições da Lousã durante este fim-de-semana, dias 9 e 10 de Abril! Sábado das 14 horas à 1 da madrugada; Domingo das 14 horas às 19!

Este ano teremos um kit de reciclagem de papel como principal atracção do nosso circo de actividades! Apresentações, vídeos, os malfadados panfletos, a lona quadrada, plantas e muitos, muitos mais objectos de culto da luta pró-ambiente (de novo com muitas surpresas à mistura que só quem estiver na Lousã descobrirá) estarão na nossa banca! Apareçam! :)

Se por fora parece bem imaginem o que se esconde por dentro na edição deste ano!:

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sim, nós podemos e fazemos história! - Eleições 2011

O Ecoclube Guarda-Rios voltou a fazer história! É a primeira vez que há um presidente negro nos Ecoclubes de Portugal!

Na foto, o nosso Presidente, proeminente, ocupado com contactos internacionais...

O nosso homólogo estadunidense não teve uma vitória tão confortável como o nosso mais recente líder, que convenceu a maioria absoluta dos votantes! O pesado legado que o antigo Presidente deixa, nomeadamente a responsabilidade de continuarmos a ser os líderes a nível nacional das boas práticas ecoclubísticas, será um grande desafio para o jovem que, como Obama, tem raízes africanas (Quénia para Obama, Cabo Verde para Sena), uma passagem pelo Oriente longínquo (Indonésia para Barack, Rua de Timor para Jorge) e um carisma inigualável!

Na comemoração do nosso terceiro aniversário, grandiosa festa que juntou dezenas de pessoas na nossa sede, houve mais do que 3 deliciosos bolos: houve eleições!


O nosso Presidente junto à viatura presidencial (queriam um novo não? Reduzir, reciclar e REUTILIZAR!)


Após dois longos e frutuosos mandatos na Presidência e Vice-Presidência, Filipe "Capitão" Magalhães e Paulo "de" Morais, respectivamente, encontraram o seu caminho para a velhice sob a forma de facilitadores e prometem continuar a apoiar esta juventude imberbe, que desponta agora descontroladamente, nos sempre exigentes cargos directivos do maior e melhor Ecoclube de Portugal e quiçá da Península Ibérica, o nosso!

Os cargos aos seus donos:
José Luís "o prof" Araújo - facilitador
Filipe "capitão" Magalhães - facilitador
Paulo "de" Morais - facilitador

Jorge "aitinga" Sena - Presidente
Helena "cigana" Manzoni - Vice-Presidente (ou vice-presidenta; é como a viúva quiser)
Diogo "rafa" Rafael - Secretário de Difusão
Jorge "meireles" tomé - Secretário de Organização
Joana "uma das duas que são parecidas mas não iguas" Queirós - Secretária de Actas
Filipe "gunassa" Rajão - Secretário

sábado, 2 de abril de 2011

Reunião dos Ecos na Lixa

No dia 2 de Abril de 2011, depois de um extenuante dia das mentiras (inclusivé uma das alunas de um dos nossos facilitadores confidenciou-lhe que tinha saudades das suas aulas...), tivemos um longo e refrescante dia de Ecoclube e Ecoclubes: realizou-se a Reunião de Presidentes e Facilitadores de Ecoclubes, na Lixa.

O ponto de encontro, a Biblioteca da Lixa, era à frente da Farmácia:


Finalmente pudemos aliviar o peso de termos em nossa pose material que não nos pertence; entregámos as lonas aos respectivos Ecoclubes (aparecerão por aqui imagens destas lonas à medida que forem usadas), assim como material de divulgação, vulgo panfletos! Isto de tarde, e já dentro da escola mas até lá entrarmos muito ainda haveria para acontecer...

Vamos fazer a crónica de marcha-atrás e começar pela noite: fomos degustar uma francesinha ao Bar Azul! Não vou dizer que era má, a francesinha, só digo que quem quiser melhor que nos mande um e-mail que damos uma lista de lugares a visitar! Comer bem também é, quase, uma manifestação ambiental! :)

Antes disso calcorreámos a Quinta da Conceição até nos expulsarem porque queriam fechar o tasco... Tudo bem, estávamos a ficar com fome!

Antes fazíamos a viagem da Lixa para os nossos lados, discutindo um importante assunto chamado Rosinha! Para quem não perceber, discutíamos a qualidade do lanche oferecido, a simpatia dos Lixenses e a esperança de voltarmos a ser bem recebidos! Ah, claro, e o sucesso das broínhas da nossa terra! E das compotas feitas com ingredientes quase irreconhecíveis ao paladar (chila?! foi perto...)!

A reunião em si, além de balões enchidos a sonhos, e das mesmas discussões de sempre em torno das mesmas questões de sempre que nunca se resolvem, não merece grande destaque neste "post", sim que fica bonito usar estrangeirismos numa altura em que cada vez menos sabem falar Português (essa língua que já existia antes de haver o país do samba, por exemplo)...

Antes houve almoço na cantina da escola que nos acolheu. Não sem antes haver um momento grande do nosso Ecoclube, mais um, que conseguiu, na pessoa do seu facilitador e ex-Vice-Presidente Morais, dispondo de apenas um garfo/navalha, abrir a porta (supostamente deixada aberta) que nos separava do nosso local de almoço e reuniões!

O melhor momento terá sido a interessante visita guiada à cidade da Lixa (magníficos anos 90 em que tudo era possível!), que compreendeu a entrada em igrejas da região e um quase palácio, que desesperadamente tenta ser integrado num plano de turismo: é bonito! E rodeado de vinhas!

Eis a seita que se juntou para esta reunião à porta da casa senhorial:


A minha máquina acusa a foto seguinte como sendo a número 666: