domingo, 20 de janeiro de 2013

Preparação da Semana do Ambiente de Guifões em andamento!

O Ecoclube Guarda-Rios tem vindo a reflectir sobre a oportunidade de promover uma semana dedicada a actividades ambientais na sua vila natal, Guifões! O seu nascimento (Semana Ambiental de Guifões) está relacionado não só com a matriz ideológica inerente ao ecoclube mas prende-se também com a necessidade de valorizar a nossa vila que, por razões que a razão desconhece, pretendem extinguir! Teremos a oportunidade de valorizar e promover os recursos naturais da região (o rio leça associado à sua fauna e flora), tornando a comunidade local mais conhecedora dos recursos naturais, mais protectora da riqueza que abriga e que deve estimar! Associando todos estes factores à oportunidade de fazer crescer o nosso ecoclube e com ele o espírito ecoclubista, constatamos, que esta é, realmente, uma oportunidade única que ficará para a história; é ouro sobre azul! Haverá, no devido tempo, oportunidade de divulgar as inúmeras e fantásticas actividades que temos intenção de implementar nesta semana, as parcerias que estabeleceremos para a levar a bom porto! É a hora de apresentar propostas, de dinamizar a reflexão para que esta seja a melhor semana que Guifões já viu! Estamos certos que os jovens da nossa vila são mais que capazes de a valorizar e estimar e, com esta vontade e certeza, afirmar que a vila de Guifões nunca se extinguirá! Viva o Guarda-Rios! Viva Guifões!

domingo, 13 de janeiro de 2013

Resultados da Tarde Eleitoral!

Abstenção! Esta foi a palavra de ordem das eleições de dia 12 de Janeiro! Dos 148 recenseados, constantes do caderno eleitoral, apenas 32 exerceram o seu direito/dever de voto, cerca de 78,37% de abstenção, de divórcio democrático! É triste ver o desprezo que muitos atribuem ao acto eleitoral, um dos expoentes da democracia!; À semelhança do que se passa com as instituições democráticas do nosso país! Contudo, o processo eleitoral ficou marcado pelo comportamento ordeiro e responsável daqueles que votaram, que tiveram a ousadia de escolher a nova direcção da OPE! Por larga maioria conferiram à lista vencedora, a Lista A, cerca de 93,75% dos votos! Temos por isso, novos órgãos sociais, um novo rumo para a OPE, que esperamos que seja próspero e cheio de conquistas! Novas caras surgiram, novas forças e projectos de trabalho despontaram! Que seja este o catapultar da OPE para novos mundos, novas descobertas! Eis as caras que figuram nesta nova direcção:

Direcção

Presidente: Joana Santos Silva (Ecoclube Mindelo)

Vice-Presidente: Jorge Miguel Meireles Tomé (Ecoclube Guarda-Rios)

2º Vice-Presidente: Ana Lúcia Gonçalves Lopes (Ecoclubinos)

1º Tesoureiro: Gil Rui Moreira Pereira (Ecoclubinos)

2º Tesoureiro: Ana Catarina Lamez Casinhas (Ecoclubinos)

1º Secretário: João Pedro Meireles Tomé (Ecoclube Guarda-Rios)

2º Secretário: Joana Filipa Domingues Silva (Ecovila)

Vogal: Fátima Vanessa Macedo Mendes (Ecoclube Salta-Fronteiras)

Vogal: João Tiago da Cunha Teixeira Fernandes (Ecoclube Salta-Fronteiras)

Mesa da Assembleia:

Presidente: José Luís Araújo (Ecoclube Guarda-Rios)

Vice-Presidente: Maria C. Madureira Mendes (EcoTorgas)

Secretário: Andreia Fertuzinhas (Ecoveiga)

Conselho Fiscal:

Presidente: Daniela Sofia Sousa Santos (Ecoclubinos)

Vogal: Lasallette Ferreira(Ecoveiga)

Relator: Manuel Gonçalo Pinto Alves (Ecoclube Salta-Fronteiras)

O Ecoclube Guarda-Rios bater-se-á sempre pela OPE, vivendo na esperança de que este mandato seja frutífero e proveitoso; a democracia deverá sempre ser um pilar desta organização que esperamos ver dinamizada e com forte cariz reflexivo, tanto interna como externamente; quem sabe se futuramente poderemos votar electronicamente ou por antecipação de modo a baixar a abstenção! São apenas e só ideias! Que todos possam contribuir para o fluir de ideias e para o crescimento da nossa família! Viva o Guarda-Rios! Viva a OPE!

P.S. É um prazer informar-vos que o nosso Presidente, Jorge Sena é agora o Presidente dos Presidentes, mais um dos nossos que fará certamente um óptimo trabalho!

domingo, 6 de janeiro de 2013

As Eleições na OPE Aproximam-se!

De hoje a uma semana celebra-se o exercício da cidadania, expressa na mais nobre liberdade humana, a democracia. A OPE vai a votos, os ecoclubistas são chamados a reflectir sobre o futuro da instituição que faz a união de todos aqueles que lutam pelo futuro deste planeta. Em momentos como este requere-se de todos, sentido de responsabilidade, quer no exercício do seu direito/dever de voto quer no envolvimento futuro que cada um pode e deve protagonizar. O futuro desta instituição está nas mãos de todos nós! A OPE tem sido, desde que foi criada, o porto seguro de todos os ecoclubes; tem incentivado a união de vontades e assim se pretende que continue, forte e apta a crescer! Independentemente de quem venha a ganhar este acto eleitoral, sabemos que poderemos contar com a lealdade de cada um para fazer a nossa família crescer; muitos serão os obstáculos e desafios que teremos pela frente, a viagem rumo ao aperfeiçoamento é longa, mas a vontade de triunfar e crescer é maior! Viva a OPE!