quinta-feira, 27 de junho de 2013

Histórico Símbolo do Guarda-Rios dá que falar!

Na sequência da publicação de um artigo interpretativo do símbolo do Guarda-Rios muitas foram os contributos que diversos ecoclubistas forneceram para a correcta interpretação dos seus constituintes. Assim, com vista a tornar complementares as diversas visões, se apresentam novas perspectivas! Eis um riquíssimo contributo: "Salienta-se que, a verde, temos duas letras, o "E" e o "C", que são as letras identificativas dos Ecoclubes e também da Ecologia. Estas duas letras, se repararem bem, formam o que se pode considerar a representação de uma ponte, que é uma alusão à Ponte do Carro. Se repararem bem, o Guarda-Rios, distinto pássaro, encontra-se no meio da ponte mas por baixo, ou seja, junto ao rio, o seu habitat natural. E, efectivamente, está a guardar o rio, que é o que fazemos no Ecoclube, por isso somos os Guarda-Rios! E que rio é este? O Rio Leça, claro está. O Rio Leça divide, naturalmente, Guifões de Santa Cruz do Bispo e a histórica Ponte do Carro aproxima as duas margens e tem no seu centro a imaginária linha de fronteira; se virem bem o desenho, esta linha está marcada a verde e diz "Guifões". No meio, uma representação comum ao estilo "Bem-vindo à nossa terra". A identificação "Ecoclube Guarda-Rios" está escrita a azul, cor da água, o que reforça a nossa ligação ao Rio Leça . Se repararem, também estas palavras estão escritas no leito do rio, tendo em conta a representação da ponte a que aludi. Numa acepção mais alargada, pode-se considerar todo este logótipo como um símbolo da união entre os povos (via ponte) e entre os povos e o ambiente (uma ponte verde sobre um rio que é importantíssimo para estes povos), respeitando o espírito dos Ecoclubes de trabalho com e para a comunidade. E mais, o branco é a cor da pureza e da limpeza, assim como nós queremos um rio limpo e um ambiente puro. Por isso tem de ser a parte dominante do nosso logótipo, é o nosso maior objectivo." E, assim, o Guarda-Rios cresce graças ao contributo de todos!

Viva o Guarda-Rios!

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Significado da Histórica bandeira do Guarda-Rios!

A bandeira do Guarda-Rios está pronta a ser desfraldada aos ventos do mítico rio Douro! O mais antigo símbolo do Guarda-Rios adquire, pelos valores que representa, um significado de grandeza e distinção! Esperemos que, pelas nobres causas que este símbolo fundamenta, os Guarda-Rios possam, inevitavelmente, ser impelidos a navegar sem qualquer receio ou temor e, destemidamente, levar a nossa embarcação a bom porto! Muitas são as interpretações fornecidas a propósito do significado dos constituintes deste símbolo; o verde tom nas estilizadas iniciais da palavra ecoclube é uma referência abstracta à flora do planeta, sugerindo o carácter esperançoso que devemos ter no futuro ambiental; no centro do estilizado, por intermédio da palavra Guifões, é feita a homenagem (um juramento de fidelidade e respeito) à vila que assistiu ao nascimento do Guarda-Rios, a histórica Vila de Guifões! Ao centro encontra-se a representação de um Guarda-Rios que empresta o seu nome ao Ecoclube, espécie que muito estimamos não só por ser característica da fauna nacional, mas também assumindo-se representante da fauna mundial que jurámos proteger; aos pés do Guarda-Rios encontra-se o símbolo do movimento dos Ecoclubes do qual somos parte integrante uma vez que, os valores que suportamos, tem de ser defendidos a uma escala global!; do lado direito sob um fundo azul, representando a nobreza da nossa causa, encontra-se a designação oficial da nossa família, Ecoclube Guarda-Rios!; o elemento agregador é, em tons de branco, o fundo geral que submete toda a acção do ecoclube a um destino possível, que pelo trabalho prentendemos atingir, o esplêndido, a perfeição! Esperemos que este fim-de-semana e, uma vez mais, o valor deste símbolo, a ser carregado por todos, seja enaltecido! A união gerada será fundamental já que, verdadeiramente, Vis Unita Maior Nunc et Semper, ou seja, a unidade é a maior força, agora e para sempre!

Viva o Guarda-Rios!

domingo, 23 de junho de 2013

Guarda-Rios finaliza a encomenda!

Os estaleiros navais de Guifões finalizaram ontem, 22 de Junho de 2013, a encomenda do Ecoclube Guarda-Rios! A pentaparticipante jangada do Guarda-Rios sofreu várias actualizações, sendo a mais sonante, o incrível mastro de bandeiras com sistema de roldanas integrado! A restante desta longa tarde foi passada a fazer encomendas de géneros alimentares já que, com o Guarda-Rios, ninguém passa fome! Estamos agora, mais do que nunca, prontos para enfrentar todo o tipo de desafios!

Esperemos que, na manifestação ambiental no Douro, os Guarda-Rios remem assim!

Viva o Guarda-Rios!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Guarda-Rios vai ao CCJ!

Na passada Terça-Feira, 18 de Junho, Filipe Magalhães e João Tomé representaram o Guarda-Rios na reunião do Conselho Consultivo da Juventude da Câmara Municipal de Matosinhos! A reunião foi palco de um importante debate sobre as exigências do mundo associativo e, com certeza, nos muniu de instrumentos para melhorar o impacto e a visibilidade do ecoclube na comunidade local! Certamente serviremos o Guarda-Rios com ainda mais dedicação!

Viva o Guarda-Rios!

Rio Leça nas bocas do mundo!

No rescaldo do III Encontro Intermunicipal do Rio Leça foram, muitas e diversas, as notícias que pretenderam dar conta deste enorme esforço para salvar o Leça! Nestes dois artigos respectivamente, do Jornal de Matosinhos e do Jornal Audiência, são louvados os esforços desta iniciativa de preservar este incrível património! Como não poderia deixar de ser é destacado o papel moderador e organizador de José Luís Araújo , o nosso mui excelente facilitador, e é feita menção do activo papel do Ecoclube Guarda-Rios na defesa constante deste valor natural! Aqui ficam os dois artigos para consulta!

Viva o Rio Leça! Viva o Guarda-Rios!

A heróica tarefa continua!

Nos últimos dois sábados, respectivamente 8 e 15 de Junho, o Guarda-Rios tem perseguido o seu objectivo de reformular a sua, mítica e já pentaparticipante, jangada! Os bidões foram já colocados nas suas posições, as cadeiras fixadas proporcionando o máximo de conforto, o mastro e as bandeiras preparadas para levar mais alto o nome da nossa associação, com o aproximar do final da construção no próximo Sábado são cada vez mais os ecoclubistas ansiosos por preparar o fantástico churrasco que terá lugar na Manifestação Ambiental do Douro. Neste último Sábado, 15 de Junho, contámos com a preciosa ajuda de membros do Ecovila que participarão, juntamente connosco, nesta incrível aventura!

Viva o Guarda-Rios!

domingo, 2 de junho de 2013

Jorge Tomé e Filipe Magalhães visitam feira de minerais, pedras preciosas e fósseis!

Hoje, 2 de Junho, dois importantes ecoclubistas visitaram a feira de minerais, pedras preciosas e fósseis da Universidade do Porto! Consta que ficaram maravilhados com o que lá encontraram, também não é para menos a natureza tem coisas fantásticas, o reluzir das pedras preciosas é magnífico, qualquer um ficaria maravilhado! É magnífico este planeta em que vivemos não é? Há coisas fantásticas não há?

Aqui fica o cartaz da actividade, uma vez que, os momentos passados residiam na memória dos que partiram à aventura!

Jangadas mais próximo da realidade!

Ontem, 1 de Junho, O Ecoclube Guarda-Rios pôs, uma vez mais, as mãos na massa! Quando é para trabalhar os Guarda-Rios não brincam! Isto é que foi suar, mãos calejadas e esculpidas pelo trabalho! Este projecto está, cada vez mais, próximo da realidade! Dos estaleiros navais de Guifões sairá a super-jangada dos Guarda-Rios que, felizmente, contará com duas secções amovivéis, pura engenharia e criatividade! Tivemos ainda, felizmente, a oportunidade de debater o futuro dos Guarda-Rios, as dificuldades por que passa, tendo em vista, um crescimento futuro! Desta reunião informal saiu o compromisso da unidade, que a fortuna possa sorrir-nos! Aqui ficam as fotos dos trabalhadores!

A unidade é a maior força, agora e para sempre! Viva o Guarda-Rios!